sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Perda de identidade

A crise do filho do meio ou do caçula, de quem tem nome comum ou nome de gente famosa ou quaisquer outros motivos.

Desde criança você não tem nome; é o Filho-do-Fulano-de-Tal, até que você entra na escola e passa a ser o Irmão-do-Cicrano. Isso até que você faça alguma coisa, se houver repercussão, haverá um apelido. Mas isso só acontece se você não tiver uma daquelas características próprias para apelidos; seria você o Cabeça-de-Nós-Todos, [Boca-de] Arame-Farpado, Pé-Grande, BigO, Picão, Urubu, ...? Fora os clássicos que não estou lembrada. Pior quando sai da escola e chega aos  seus amigos do bairro, ou vice-versa. Espero que você goste do seu apelido, e trade de dar adeus ao seu nome ou à esperança de um dia usá-lo. Inclusive vai estranhar quando alguém lhe chamar por ele. 

"Pinga, Binga, Tinga, Finga - Igor? Quem é Igor?"

Os grandes feitos podem vir depois disso, daí você está mais velho, vai sentir saudades do tempo dos apelidos. Mas agora você é, talvez, o Patrão, o Dono-disso-ou-daquilo, o Papai, etc. Quem diria? Que nomes sem graça; era mais divertido ir jogar bola no time-sem-camisa e ouvir a molecada gritando "Passa a bola, Cabeção!". Até os tapas na cabeça depois do jogo farão falta.

E quando menos esperar, você nem é mais o Dono ou o Patrão, não passará daquele Senhorzinho-da-Fila-do-Posto, do Vovô, o Aposentado, o Sogrão e, de repente, você Era-Uma-Boa-Pessoa, Alguém-Querido, Autor-de-Bons-Feitos ou até mesmo um Ninguém ou Alguém-Qualquer, um Ser-Fácil-de-Ser-Esquecido. Vai depender mais do que você está fazendo agora.




2 comentários:

  1. nossa...
    texto legal...
    *-*
    e eu gosto dos meus apelidos...
    xD~~~
    e realmente...
    estranho ouvir alguem me chamar de thiago...
    o_O
    bjaum maninha...
    se cuida...
    e naum me troque!!!
    xD~~~

    ResponderExcluir
  2. Sua cronologia ficou otema

    amo vc menina

    ResponderExcluir